DICAS PARA HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ORGÂNICOS
A ausência de produtos químicos nos alimentos orgânicos exige um cuidado especial na higienização e no armazenamento. Famosos pela riqueza de nutrientes esses alimentos – com o manuseio, o transporte e o próprio solo em que são cultivados – podem ser contaminados por bactérias. Por isso, o processo correto de limpeza é fundamental para garantir que todos os benefícios dos orgânicos cheguem à sua mesa.
A higienização é uma etapa simples e não muito diferente da dos produtos convencionais. Para deixar ainda mais fácil, listamos o passo a passo que deve ser seguido quando a cesta da Reserva chegar à sua casa.
Veja as dicas e um passo a passo:
1. Lavar em água corrente
O primeiro passo é a lavagem. Para eliminar qualquer sinal de sujeira, frutas, legumes e verduras precisam passar por água corrente antes de serem higienizados e armazenados. No caso das verduras, as folhas devem ser lavadas uma a uma para garantir a limpeza completa.
2. Higienizar com soluções caseiras
Não existe mistério para matar as possíveis bactérias presentes nos alimentos. Existem soluções caseiras bastante populares e eficazes. Entre elas, está a mistura de um litro de água filtrada com apenas uma colher de sopa de água sanitária. Esse produto precisa ser de boa procedência para evitar a contaminação do alimento. Nessa solução, os orgânicos devem ficar mergulhados por aproximadamente 20 minutos. Depois, basta retirar e enxaguar.
3. Secar os alimentos orgânicos
Para essa etapa, é recomendado o uso de toalhas de papel. A secagem com panos de prato pode contaminar o alimento com outros agentes infecciosos. Isso acaba comprometendo a higienização. Seque os orgânicos com cuidado, principalmente as verduras. Assim, você evita danos facilmente.
4. Armazenar
Na hora de armazenar os orgânicos, evite a proximidade com os alimentos convencionais. Essa dica diminui as chances de contaminação por resíduos de agrotóxicos. Para evitar ressecamento, é importante colocar os alimentos em sacos plásticos para serem guardados na geladeira.
Nos saquinhos, faça pequenos furos para entrada de ar e respiração do alimento. Opte por guardá-los em gavetas ou na prateleira mais baixa do refrigerador. Dessa forma, há a conservação da umidade e do frescor.
E ai gostou dessas dicas?
Comente o que você gostou mais.