Carregando horários de entrega.

Barraca de OrgânicosBarraca de Orgânicos

Jeito Certo para Higienizar e Armazenar Tomates

Jeito Certo para Higienizar e Armazenar Tomates

Veja aqui algumas dicas práticas sobre como higienizar e armazenar tomates de forma adequada para garantir que estejam prontos para consumo seguro e saboroso.


Higienização dos Tomates:

  1. Lave os tomates: Coloque os tomates sob água corrente fria. Use uma escova de cerdas macias para remover sujeira visível e resíduos.
  2. Utilize vinagre: Em um recipiente, misture uma parte de vinagre com três partes de água. Mergulhe os tomates nessa solução por alguns minutos. Isso ajuda a eliminar possíveis bactérias ou resíduos de pesticidas.
  3. Enxágue bem: Após o tempo de imersão, enxágue os tomates novamente em água corrente para remover qualquer resíduo de vinagre.
  4. Seque com cuidado: Use papel toalha ou um pano limpo para secar suavemente os tomates. Isso ajudará a evitar que a umidade excessiva favoreça o crescimento de mofo.


Armazenamento Adequado:

  1. Temperatura ambiente: Se você pretende consumir os tomates em breve, é seguro deixá-los em temperatura ambiente, mas longe da luz solar direta. Isso mantém seu sabor e textura.
  2. Armazenamento na geladeira: Se você precisa armazenar os tomates por mais tempo, a geladeira é uma opção. Coloque-os em um saco de papel ou em uma caixa de papelão para evitar que fiquem muito frios. Tomates muito frios podem perder sabor.
  3. Evite a proximidade com frutas e legumes que liberam etileno: Não armazene tomates perto de frutas como bananas, maçãs ou abacates, pois eles podem acelerar o amadurecimento e deterioração dos tomates devido ao gás etileno que liberam.
  4. Congelamento (opcional): Se tiver uma grande quantidade de tomates maduros e não conseguir consumi-los a tempo, você pode congelá-los. Lave-os, retire a pele e sementes, corte em pedaços e coloque em sacos herméticos no congelador. Eles podem ser usados em molhos e sopas depois.
  5. Consumo rápido: Tomates são melhores quando consumidos logo após a compra, pois têm o melhor sabor e textura quando frescos


Higienizar e armazenar tomates de maneira adequada é essencial para garantir sua segurança alimentar e manter sua qualidade. Siga essas dicas simples para higienizar os tomates e escolha o método de armazenamento que melhor se adapte às suas necessidades. Desta forma, você poderá desfrutar de tomates frescos e deliciosos em suas refeições e receitas por mais tempo.